quinta-feira, 2 de abril de 2015

Pressa do mundo

Leia e ouça: Vagalumes Cegos

  Desde muito pequena gosto de observar as pessoas. Tenho um hábito meio maluco de criar histórias, inventar vidas para as pessoas que passam por mim no dia a dia, imagino o mundo que elas vivem, as pessoas que elas amam, e tudo aquilo que elas tem pra contar. São estranhos que eu adoto pro meu mundo, e me deixo conviver ainda que secretamente.
   Graças a esse costume, acabei conhecendo gente especial que ou ficou intrigado por eu tanto observá-lo no trem de volta pra casa, até gente que simplesmente decidiu compartilhar minutinhos da vida comigo por vontade própria. Dessa gente toda, inclusive daqueles que nem imaginam meu nome, das conversas de ônibus, das brigas de namorado, das despedidas de rodoviária, percebi algo neles e em mim mesma... Tem gente com pressa demais de viver.

   Pressa. Sempre foi um problema pra mim, nascida prematura tive pressa de vir ao mundo, pressa no colégio, pressa de me formar. Sargitariana que sou - não sou de acreditar muito em horóscopo, mas vai que, né? - sempre muito ansiosa. Não sei até que ponto a maturidade pode ter colaborado pra essa constatação, mas descobri que a pressa me atrasa. E com certeza te atrasa também.
  Não vou começar com hipocrisias e conselhos que todos nós já sabemos de cor, sobre deixar a vida acontecer no tempo dela. É claro que eu quero que as coisas dêem certo na minha vida, eu também faço planos assim como você, eu também sou humana e tenho sonhos, e torço pra que eles se realizem rapidamente. A questão aqui é que todo esse desespero, essa ânsia atrapalha, porque a gente foca tanto numa coisa e transforma aquilo no objetivo de nossas vidas, que se esquece que há outras coisas tão bonitas e tão (ou mais) gostosas pra se aproveitar nesse mundo.
  Quem tem pressa da vida vira presa do mundo. O segredo é deixar a onda bater, o sol queimar, o vento soprar, e o tempo passar. Sim, porque o tempo é a chave de encaixe perfeito, e a vida acontece quando tem que acontecer. É, menina, aquieta esse coração desesperado, e vive. Vive de verdade, vive com vontade, sem pressa de ser feliz porque é como dizem: O que vem fácil, vai fácil. E felicidade não é o tipo de coisa  que a gente vá deixar passar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário